Olá pessoal! Hoje vou fazer um post diferente. Como vocês sabem, estou no meu último semestre do curso de licenciatura em Letras. Durante toda minha graduação vi um monte de colegas abandonarem o curso ao longo dos anos, por vários motivos, sendo os que vou listar abaixo alguns dos principais. 
Minha intenção ao fazer este post não é desmerecer o curso de modo algum. Note também que minha experiência é com licenciatura, não bacharelado. O que eu quero é abrir os olhos daquelas pessoas que ficam em dúvida no momento de escolher o curso e acabam por optar por algo que não conhecem direito apenas pra ter um diploma de curso superior.

É muito difícil o momento da escolha de qual curso universitário seguir. Fazer uma escolha que definirá nosso futuro é algo que deve ser bem pensado. Às vezes, com 17 anos, não nos sentimos preparados pra essa escolha. Em muitos casos, os jovens são pressionados por vários fatores a escolher um curso logo e acabam fazendo uma escolha ruim, o que termina aumentando o número de evasões das universidades nos primeiros anos de curso. 
Foi para você que está pensando em escolher o curso de Letras neste momento que eu escrevi este post. Abaixo cito algumas das razões erradas pelas quais as pessoas costumam ingressar nessa faculdade. Então pense bem em cada uma delas antes de entrar e, se no final você acha que pode enfrentar isso, vá em frente e matricule-se!
5- Se você achou que era o curso mais fácil de passar: Aqui temos um dos erros mais comuns de quem ingressa no curso de Letras. Todo mundo pensa que este curso é um dos caminhos mais fáceis pra uma universidade, principalmente em federais, e acabam se dando mal. Como diz aquele ditado: “Entrar é fácil, o difícil é sair!”. Nenhum curso superior é fácil. TODOS exigem sacrifícios e responsabilidades. Imagine você fazendo algo que não tem nenhuma afinidade... Não existirá nenhuma motivação pra se dedicar nos estudos, o que levará a notas baixas e várias DPs. Não pensem que a vida universitária é só festas, queridos leitores...
4- Se você desejava outro curso: Outro erro bem comum de quem escolhe o curso. No meu primeiro dia de aula, ouvi muitas pessoas falando que desejavam cursar Jornalismo/Comunicação Social. Bem, a maioria destas pessoas não estudam mais comigo. Por que não se dedicar em estudar mais pra passar no curso eu você deseja de verdade? Por que perder tempo fazendo um curso que não te interessa? Fazer um curso pensando em outro só te fará gastar energias atoa... O tempo que você passa estudando as matérias da faculdade, você poderia estar gastando em estudos pro vestibular na área que você realmente quer.
3-  Se você gosta de ler: Meu maior erro. Eu sempre amei livros, passava metade do meu tempo em uma biblioteca. Pensando nessa afinidade que eu tinha com livros, resolvi que queria cursar Letras. Logo no primeiro ano vi que a vida não seria um mar de rosas, no qual eu iria ler um monte de livros e discutir sobre eles... Não conhece Alfredo Bosi e Antonio Candido? Procure conhecer então, você vai ouvir falar muito sobre eles. Se você acha que sabe a resposta para a pergunta: “O que é literatura?”, reveja seus conceitos. Obras literárias você lerá bem poucas, mas livros e artigos teóricos... Ah meu amigo, o xerox será o lugar que você mais frequentará na faculdade.  Com tanto artigo e livros como “História Concisa da Literatura Brasileira”, tempo pra ler seus livros favoritos vai ser raro. 
2- Se você não gosta de ler: Você entrou em um curso no qual a Língua Portuguesa é o maior foco, impossível você não ter que ler alguma coisa. Se você não gosta de ler dificilmente você chegará muito longe nesse curso. Existem vários artigos científicos pra você dar conta e com prazos curtos. Então, você deve ter alguma experiência com leitura pra seguir em frente nessa graduação. Pense bem pois, se ler te dá sono, esse curso não é pra você.
1- Se você não deseja ser professor: Chegamos ao ponto principal do post. Quando você escolhe uma licenciatura, supõe-se que você pretende se formar professor. É claro que quem cursa Letras não precisa necessariamente seguir esta carreia, existem várias outras que precisam de um profissional formado em Letras mas, na licenciatura, o foco mesmo é o magistério. 
Eu nunca pensei em ser professora, desde o início do curso eu sabia que não era isso que eu queria fazer mas, como na universidade em que eu estudo não tem Letras-Bacharelado, tive que fazer licenciatura. Os dois primeiros anos do curso foram maravilhosos, tivemos apenas aulas teóricas. A coisa começou a ficar feia a partir do terceiro ano com os estágios. Era obrigatório estagiar em escolas nos dois últimos anos do curso e, como minha licenciatura é dupla, português e inglês, a carga horária de estágio foi enorme. Foi uma loucura dar conta de planos de aula e todo o resto das matérias que não estavam relacionadas ao estágio, sem contar o TCC. Então, mesmo não querendo ser professora tive que dar aulas. Tenho muita dificuldade em ensinar, e o estágio acabou sendo uma péssima experiência pra mim. Pensei em desistir do curso várias vezes e nem sei ainda porque continuei... Ainda me arrependo de não ter pesquisado essa obrigatoriedade do estágio antes de fazer o curso, se eu soubesse, não teria feito. Então, se ter que enfrentar uma sala de aula não é pra você, não entre nesse curso.
Fazer um curso superior apenas por um diploma só vai te deixar frustrado. Pense e pesquise bem se é esse o curso que você realmente quer. Afinal, serão quatro anos, ou mais, da sua vida que poderão acabar em uma gaveta se você não se identificar com o que está estudando. 

O que você achou do post? Tem mais algum motivo pra acrescentar? Conte pra mim!! Vou adorar ler seu comentário. 


21 Comentários

  1. Oi, Julia. Vou começar meu curso de Letras esse ano e ainda não tinha visto pessoas falando sobre os pontos negativos do curso. É sempre bom ver os dois lados, não é? Felizmente eu quero ser professora e tenho consciência que toda faculdade é difícil! Gostei muito da sua postagem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia! Obrigada pela visita e pelo comentário :) Existem muitas pessoas que entram no curso por entrar, e não se dão conta de como é difícil a vida universitária. Que bom que você quer ser professora! Tenho certeza que você se dará muito bem no curso de Letras!

      Excluir
  2. Oi flor, eu abandonei a facu b mas na foi de letras, foi administração, pior que eu queria era ter feito engenharia, anta que passe no vestibular para isso e depois por conselhos(malditos conselhos)mudei e fui fazer administração. Resultado larguei a facu depois de 2 anos de curso.
    Tem post novo no meu blog. Te aguardo lá.
    PS: A empresa do post está fechando parcerias com blogs, se tiver interesse, confere lá ok. É só entrar e fazer seu cadastro.
    BLOG: Estilo.Quem tem?
    Se puder me ajudar e votar no blog Estilo. Quem tem neste site AQUI agradeço de coração. Obrigadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é fazer um curso pensando em outro.. Espero que você esteja fazendo algo que realmente goste agora :)

      Excluir
  3. Também curso Letras e concordo com tudo que você falou. Realmente o curso é bem pesado e não basta apenas achar que se gosta de ler vai se dar bem porque é bem provável que não haja leituras do seu estilo rsrs

    bjs
    http://bloglucidezembriagada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu entrei pensando que ia ler um monte de livro, nunca fui tão iludida na vida. Fazer Letras é ótimo, mas tem seus sacrifícios também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Esse post era tudo que eu tava precisandoo! Caiu como uma luva, eu ainda estou no 2 ano do ensino médio, e eu sou MUITO indecisa sobre qual faculdade eu vou fazer, e letras em inglês era um deles pois sou apaixonada por esse idioma, mas eu realmente não quero ser professora, nesse caso eu estaria trabalho com uma coisa que eu gosto e por outro lado não, que seria ensinar ( Meio contraditório né?) Mas meu foco em inglês seria se tornar tradutora, e não professora. Entre minhas opções estavam só Letras e medicina veterinária, mas eu quero fazer algo que eu goste e que me dê instabilidade financeira, achar um curso assim tá dificil viu. Seu post me ajudou bastante e te agradeço de coração, meio que tirei um peso das minhas costas sabe? Mas do jeito que eu sou doida, posso até acabar fazendo esse curso kkk E você será uma ótima professora tenho certeza <3
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Julia, olha eu de novo kkk, queria te pedi permissão pra compartilhar isso lá no blog em forma de post, com os créditos e o link daqui. Acho que também pode ser útil pra alguém como foi pra mim, Espero retorno,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Fiquei muito feliz mesmo com seu comentário, que bom que o post te ajudou =D. Já que você pretende citar os créditos, por mim tudo bem se você compartilhar o post no seu blog!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá! Primeiro post "pé no chão" que leio sobre o curso de Letras. Sou formada em Ciências Contábeis e gosto muito de ler. Quando mais jovem pensei em fazer Direito, Letras, mas bastou olhar a grade curricular de Letras para entender que não havia nada de paraíso ali. O nome das matérias já me desanimaram. E como não passei em Direito fiz Contábeis. Hoje vejo que soube fazer minhas escolhas, detesto livro teórico e não me imagino horas escrevendo defesa para processos. Sim, concordo com você, aos 17 a pessoa não imagina qual a profissão quer seguir, alguns têm sorte outros acabam mudando de profissão depois. Abraço, Maria Faria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o importante mesmo é escolher fazer algo que goste! O curso de Letras é muito ilusório as vezes, as pessoas pensam que vão estudar uma coisa e estudam algo totalmente diferente. Letras não é apenas livros não...

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu curso Letras e só tenho uma coisa para lhe dizer: Muito bem colocado todos seus pontos sobre o curso de Letras, concordo plenamente!
    Muita gente da minha turma desistiu porque ao decorrer do curso viram que não é tudo o que se imaginava ou até porque queriam outra coisa (Direito, jornalismo...), ai optaram por Letras por "conseguirem passar". Bem, o curso em si não é fácil quanto pensa tem que gostar mesmo e muitos na hora de escolher o curso meio que se esquecem disso. Eu gosto do meu curso e não me arrependo!
    Parabéns pelo post!

    relicariodehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Então, eu estou no primeiro período de Letras e escolhi depois de passar um ano inteiro querendo cursar Direito. Eu pesquisei muito sobre ambos os cursos e na última hora escolhi Letras. Até agora eu estou amando, sei que muitas coisas ainda estão por vir mas realmente é complicado estar dentro de uma sala de aula assistindo alguém falar algo que você não tem interesse. Eu nunca havia pensado em ser professora, para mim era uma ideia absurda até eu começar a refletir sobre isso e enxergar que eu precisava ser professora por uma questão social, de construção e também de amor. Gostei das suas colocações, é muito importante encontrar um caminho antes de sair entrando em qualquer um por pressão.
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oyeee!
    Eu sempre gostei de ler, mas meu foco era Ciências Biológicas tentei duas vezes e não consegui passar :( Então optei por Letras que também tinha umas quedas kkk Passei de primeira. No começo me perguntava meu Deus o que estou fazendo aqui??? Hoje estou cursando o quarto semestre e confesso que me adaptei ao curso e agora estou amando esse curso, aprendendo mais e mais sobre a profundidade do nosso querido português!
    Te convido a visitar meu blog!

    http://sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br

    Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Desculpa kkk
    Meu blog é https://livroseemocoes.blogspot.com.br/
    Como tinha copiado o seu ainda estava na memória do pc kkk

    ResponderExcluir
  11. Eu amei ler seu texto, sobre o assunto. Ás vezes ( Sempre) fico insegura, em qual faculdade devo fazer, mas a que mais me identifiquei foi Letras, por isso tenho pesquisado tudo sobre o curso, pois eu amo aprender linguás, quero fazer o bacharelado, no momento estou aprendendo inglês sozinha para tal e logo depois quero aprender coreano e entre outro idiomas.Bem no momento foi o curso que eu mais me centrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rai E, tudo bem? Você disse que está aprendendo inglês sozinha... você usa algum aplicativo? Você poderia falar o método que você usa? Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
    2. Oi Rai E, tudo bem? Você disse que está aprendendo inglês sozinha... você usa algum aplicativo? Você poderia falar o método que você usa? Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
  12. Olá,eu quero fazer letras só que não gosto de literatura Brasleira já tentei ler vários livros brasileiros e não consegui terminar 😐

    ResponderExcluir
  13. Olá,eu quero fazer letras só que não gosto de literatura Brasleira já tentei ler vários livros brasileiros e não consegui terminar 😐

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...