Olá pessoal! Hoje vou fazer um post diferente. Como vocês sabem, estou no meu último semestre do curso de licenciatura em Letras. Durante toda minha graduação vi um monte de colegas abandonarem o curso ao longo dos anos, por vários motivos, sendo os que vou listar abaixo alguns dos principais. 
Minha intenção ao fazer este post não é desmerecer o curso de modo algum. Note também que minha experiência é com licenciatura, não bacharelado. O que eu quero é abrir os olhos daquelas pessoas que ficam em dúvida no momento de escolher o curso e acabam por optar por algo que não conhecem direito apenas pra ter um diploma de curso superior.

É muito difícil o momento da escolha de qual curso universitário seguir. Fazer uma escolha que definirá nosso futuro é algo que deve ser bem pensado. Às vezes, com 17 anos, não nos sentimos preparados pra essa escolha. Em muitos casos, os jovens são pressionados por vários fatores a escolher um curso logo e acabam fazendo uma escolha ruim, o que termina aumentando o número de evasões das universidades nos primeiros anos de curso. 
Foi para você que está pensando em escolher o curso de Letras neste momento que eu escrevi este post. Abaixo cito algumas das razões erradas pelas quais as pessoas costumam ingressar nessa faculdade. Então pense bem em cada uma delas antes de entrar e, se no final você acha que pode enfrentar isso, vá em frente e matricule-se!
5- Se você achou que era o curso mais fácil de passar: Aqui temos um dos erros mais comuns de quem ingressa no curso de Letras. Todo mundo pensa que este curso é um dos caminhos mais fáceis pra uma universidade, principalmente em federais, e acabam se dando mal. Como diz aquele ditado: “Entrar é fácil, o difícil é sair!”. Nenhum curso superior é fácil. TODOS exigem sacrifícios e responsabilidades. Imagine você fazendo algo que não tem nenhuma afinidade... Não existirá nenhuma motivação pra se dedicar nos estudos, o que levará a notas baixas e várias DPs. Não pensem que a vida universitária é só festas, queridos leitores...
4- Se você desejava outro curso: Outro erro bem comum de quem escolhe o curso. No meu primeiro dia de aula, ouvi muitas pessoas falando que desejavam cursar Jornalismo/Comunicação Social. Bem, a maioria destas pessoas não estudam mais comigo. Por que não se dedicar em estudar mais pra passar no curso eu você deseja de verdade? Por que perder tempo fazendo um curso que não te interessa? Fazer um curso pensando em outro só te fará gastar energias atoa... O tempo que você passa estudando as matérias da faculdade, você poderia estar gastando em estudos pro vestibular na área que você realmente quer.
3-  Se você gosta de ler: Meu maior erro. Eu sempre amei livros, passava metade do meu tempo em uma biblioteca. Pensando nessa afinidade que eu tinha com livros, resolvi que queria cursar Letras. Logo no primeiro ano vi que a vida não seria um mar de rosas, no qual eu iria ler um monte de livros e discutir sobre eles... Não conhece Alfredo Bosi e Antonio Candido? Procure conhecer então, você vai ouvir falar muito sobre eles. Se você acha que sabe a resposta para a pergunta: “O que é literatura?”, reveja seus conceitos. Obras literárias você lerá bem poucas, mas livros e artigos teóricos... Ah meu amigo, o xerox será o lugar que você mais frequentará na faculdade.  Com tanto artigo e livros como “História Concisa da Literatura Brasileira”, tempo pra ler seus livros favoritos vai ser raro. 
2- Se você não gosta de ler: Você entrou em um curso no qual a Língua Portuguesa é o maior foco, impossível você não ter que ler alguma coisa. Se você não gosta de ler dificilmente você chegará muito longe nesse curso. Existem vários artigos científicos pra você dar conta e com prazos curtos. Então, você deve ter alguma experiência com leitura pra seguir em frente nessa graduação. Pense bem pois, se ler te dá sono, esse curso não é pra você.
1- Se você não deseja ser professor: Chegamos ao ponto principal do post. Quando você escolhe uma licenciatura, supõe-se que você pretende se formar professor. É claro que quem cursa Letras não precisa necessariamente seguir esta carreia, existem várias outras que precisam de um profissional formado em Letras mas, na licenciatura, o foco mesmo é o magistério. 
Eu nunca pensei em ser professora, desde o início do curso eu sabia que não era isso que eu queria fazer mas, como na universidade em que eu estudo não tem Letras-Bacharelado, tive que fazer licenciatura. Os dois primeiros anos do curso foram maravilhosos, tivemos apenas aulas teóricas. A coisa começou a ficar feia a partir do terceiro ano com os estágios. Era obrigatório estagiar em escolas nos dois últimos anos do curso e, como minha licenciatura é dupla, português e inglês, a carga horária de estágio foi enorme. Foi uma loucura dar conta de planos de aula e todo o resto das matérias que não estavam relacionadas ao estágio, sem contar o TCC. Então, mesmo não querendo ser professora tive que dar aulas. Tenho muita dificuldade em ensinar, e o estágio acabou sendo uma péssima experiência pra mim. Pensei em desistir do curso várias vezes e nem sei ainda porque continuei... Ainda me arrependo de não ter pesquisado essa obrigatoriedade do estágio antes de fazer o curso, se eu soubesse, não teria feito. Então, se ter que enfrentar uma sala de aula não é pra você, não entre nesse curso.
Fazer um curso superior apenas por um diploma só vai te deixar frustrado. Pense e pesquise bem se é esse o curso que você realmente quer. Afinal, serão quatro anos, ou mais, da sua vida que poderão acabar em uma gaveta se você não se identificar com o que está estudando. 

O que você achou do post? Tem mais algum motivo pra acrescentar? Conte pra mim!! Vou adorar ler seu comentário. 


57 Comentários

  1. Oi, Julia. Vou começar meu curso de Letras esse ano e ainda não tinha visto pessoas falando sobre os pontos negativos do curso. É sempre bom ver os dois lados, não é? Felizmente eu quero ser professora e tenho consciência que toda faculdade é difícil! Gostei muito da sua postagem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia! Obrigada pela visita e pelo comentário :) Existem muitas pessoas que entram no curso por entrar, e não se dão conta de como é difícil a vida universitária. Que bom que você quer ser professora! Tenho certeza que você se dará muito bem no curso de Letras!

      Excluir
    2. Oie, você se formou? O que qchou do curso ?

      Excluir
  2. Oi flor, eu abandonei a facu b mas na foi de letras, foi administração, pior que eu queria era ter feito engenharia, anta que passe no vestibular para isso e depois por conselhos(malditos conselhos)mudei e fui fazer administração. Resultado larguei a facu depois de 2 anos de curso.
    Tem post novo no meu blog. Te aguardo lá.
    PS: A empresa do post está fechando parcerias com blogs, se tiver interesse, confere lá ok. É só entrar e fazer seu cadastro.
    BLOG: Estilo.Quem tem?
    Se puder me ajudar e votar no blog Estilo. Quem tem neste site AQUI agradeço de coração. Obrigadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é fazer um curso pensando em outro.. Espero que você esteja fazendo algo que realmente goste agora :)

      Excluir
    2. Gostei muito do seu post, mas afinal, você concluiu o curso e não gostou? tomara que você reveja e ache algo proveitoso nessa sua nova formação.

      Excluir
    3. Oi! Sim, eu terminei o curso. Fiquei bem frustrada por um tempo, foi difícil encontrar emprego até mesmo em escolas. Por isso mudei de profissão e tive de fazer outra graduação. Hoje em dia percebo que todo o conhecimento que obtive a partir deste curso está sendo proveitoso na minha atual profissão, mas se pudesse voltar no tempo não teria feito essa faculdade, ainda mais de forma presencial.

      Excluir
    4. Que outro curso você fez? Caso não dê certo pra mim, vou atrás também.

      Excluir
    5. Realmente, Julia muito difícil aparecer emprego em escola, mas q bom q vc aproveitou os conteudos, já eu nao pude aproveitar

      Excluir
  3. Também curso Letras e concordo com tudo que você falou. Realmente o curso é bem pesado e não basta apenas achar que se gosta de ler vai se dar bem porque é bem provável que não haja leituras do seu estilo rsrs

    bjs
    http://bloglucidezembriagada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu entrei pensando que ia ler um monte de livro, nunca fui tão iludida na vida. Fazer Letras é ótimo, mas tem seus sacrifícios também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Esse post era tudo que eu tava precisandoo! Caiu como uma luva, eu ainda estou no 2 ano do ensino médio, e eu sou MUITO indecisa sobre qual faculdade eu vou fazer, e letras em inglês era um deles pois sou apaixonada por esse idioma, mas eu realmente não quero ser professora, nesse caso eu estaria trabalho com uma coisa que eu gosto e por outro lado não, que seria ensinar ( Meio contraditório né?) Mas meu foco em inglês seria se tornar tradutora, e não professora. Entre minhas opções estavam só Letras e medicina veterinária, mas eu quero fazer algo que eu goste e que me dê instabilidade financeira, achar um curso assim tá dificil viu. Seu post me ajudou bastante e te agradeço de coração, meio que tirei um peso das minhas costas sabe? Mas do jeito que eu sou doida, posso até acabar fazendo esse curso kkk E você será uma ótima professora tenho certeza <3
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Julia, olha eu de novo kkk, queria te pedi permissão pra compartilhar isso lá no blog em forma de post, com os créditos e o link daqui. Acho que também pode ser útil pra alguém como foi pra mim, Espero retorno,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Fiquei muito feliz mesmo com seu comentário, que bom que o post te ajudou =D. Já que você pretende citar os créditos, por mim tudo bem se você compartilhar o post no seu blog!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá! Primeiro post "pé no chão" que leio sobre o curso de Letras. Sou formada em Ciências Contábeis e gosto muito de ler. Quando mais jovem pensei em fazer Direito, Letras, mas bastou olhar a grade curricular de Letras para entender que não havia nada de paraíso ali. O nome das matérias já me desanimaram. E como não passei em Direito fiz Contábeis. Hoje vejo que soube fazer minhas escolhas, detesto livro teórico e não me imagino horas escrevendo defesa para processos. Sim, concordo com você, aos 17 a pessoa não imagina qual a profissão quer seguir, alguns têm sorte outros acabam mudando de profissão depois. Abraço, Maria Faria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o importante mesmo é escolher fazer algo que goste! O curso de Letras é muito ilusório as vezes, as pessoas pensam que vão estudar uma coisa e estudam algo totalmente diferente. Letras não é apenas livros não...

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu curso Letras e só tenho uma coisa para lhe dizer: Muito bem colocado todos seus pontos sobre o curso de Letras, concordo plenamente!
    Muita gente da minha turma desistiu porque ao decorrer do curso viram que não é tudo o que se imaginava ou até porque queriam outra coisa (Direito, jornalismo...), ai optaram por Letras por "conseguirem passar". Bem, o curso em si não é fácil quanto pensa tem que gostar mesmo e muitos na hora de escolher o curso meio que se esquecem disso. Eu gosto do meu curso e não me arrependo!
    Parabéns pelo post!

    relicariodehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Então, eu estou no primeiro período de Letras e escolhi depois de passar um ano inteiro querendo cursar Direito. Eu pesquisei muito sobre ambos os cursos e na última hora escolhi Letras. Até agora eu estou amando, sei que muitas coisas ainda estão por vir mas realmente é complicado estar dentro de uma sala de aula assistindo alguém falar algo que você não tem interesse. Eu nunca havia pensado em ser professora, para mim era uma ideia absurda até eu começar a refletir sobre isso e enxergar que eu precisava ser professora por uma questão social, de construção e também de amor. Gostei das suas colocações, é muito importante encontrar um caminho antes de sair entrando em qualquer um por pressão.
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oyeee!
    Eu sempre gostei de ler, mas meu foco era Ciências Biológicas tentei duas vezes e não consegui passar :( Então optei por Letras que também tinha umas quedas kkk Passei de primeira. No começo me perguntava meu Deus o que estou fazendo aqui??? Hoje estou cursando o quarto semestre e confesso que me adaptei ao curso e agora estou amando esse curso, aprendendo mais e mais sobre a profundidade do nosso querido português!
    Te convido a visitar meu blog!

    http://sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br

    Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Desculpa kkk
    Meu blog é https://livroseemocoes.blogspot.com.br/
    Como tinha copiado o seu ainda estava na memória do pc kkk

    ResponderExcluir
  11. Eu amei ler seu texto, sobre o assunto. Ás vezes ( Sempre) fico insegura, em qual faculdade devo fazer, mas a que mais me identifiquei foi Letras, por isso tenho pesquisado tudo sobre o curso, pois eu amo aprender linguás, quero fazer o bacharelado, no momento estou aprendendo inglês sozinha para tal e logo depois quero aprender coreano e entre outro idiomas.Bem no momento foi o curso que eu mais me centrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rai E, tudo bem? Você disse que está aprendendo inglês sozinha... você usa algum aplicativo? Você poderia falar o método que você usa? Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
    2. Oi Rai E, tudo bem? Você disse que está aprendendo inglês sozinha... você usa algum aplicativo? Você poderia falar o método que você usa? Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
    3. Você pode se introduzir de graça com os 29 video, matérias e áudio do Andrew Abrahamson, no YouTube.

      Excluir
  12. Olá,eu quero fazer letras só que não gosto de literatura Brasleira já tentei ler vários livros brasileiros e não consegui terminar 😐

    ResponderExcluir
  13. Olá,eu quero fazer letras só que não gosto de literatura Brasleira já tentei ler vários livros brasileiros e não consegui terminar 😐

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Sozinha,

    Você citou no seu texto que adorava ler, então o nome do curso ideal para você não seria Literatura ao invés de Letras?

    Um abraço.

    Atenciosamente,
    José Ricardo.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostaria de saber quem não gosta de literatura, mas gosta de gramática e produção textual, vale a pena fazer o curso de letras???

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Que soco no estômago esse post hein? hehehhe' sempre quis ser Veterinária e fazem 4 anos que estou na luta, já que o curso é caro pra pagar uma particular e muito concorrido nas federais acabei optando por Letras e passei na UTFPR. Sempre gostei do ambiente escolar, da área da educação em geral. E pretendo ingressar nessa área, para ver como é que é.. Não custa tentar neh, será uma grande experiência e aprendizado. :)

    Parabéns pelo post, bacana ver o lado negativo, até pq nem tudo são flores na vida.. heheh' Grande abraço guria!!!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto! Desde minha adolescência queria fazer letras, por gostar tanto de ler como da questão metalinguística mesmo. Na época desisti pelo medo das salas de aulas e a desvalorização dos professores. Hoje sou formado em Psicologia mas larguei a profissão por não gostar na prática, também curso Jornalismo no momento, mas também não estou me identificando. Sou deveras indeciso, mas confesso que o desejo de fazer Letras sempre esteve "num cantinho qualquer" da minha consciência

      Excluir
  20. Oi linda to passando pela mesma situação no no penultimo semestre de ciências Biológicas mas claro nao to falando mal do curso mas percebi que escolhi o curso errado sempre quis fazer pedagogia ou história.Como no post entre com meus 17 e nao sabia nem o que fazer direito.

    ResponderExcluir
  21. Estou no primeiro semestre do curso e o meu único arrependimento é de não ter sido suficientemente inteligente para ingressar em um curso de eficiência maior. A parte ruim se inicia no corpo docente. Quem estiver pensando em cursar letras... pense, repense e ainda pense mais um pouco. EU NÃO RECOMENDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q o curso nao tem nada a ver com ser professor de escola, essa é minha grande decepçao

      Excluir
  22. Olá!
    Ultimamente tenho pensado na opção de cursar letras; já sou formada em outra área e não gostei do meu curso, mas concluí mesmo assim; não quero errar de novo e por isso estou pesquisando...Gosto de literatura, tenho hábito de ler, só escrever que nã é mt minha praia..

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do seu texto. Eu tenho a pretensão para o curso, mesmo sabendo de toda chatice da parte de licenciatura. Meu foco mesmo é ser escritor. Infelizmente, o curso que detém todas as técnicas específicas para isso é este. Ah, claro, o jornalismo também. Porém, o curso não é muito focado na parte literária. Ao pesquisar sobre como ser um escrito, eu descobri que, após a graduação base, também precisarei fazer uma especialização em escrita criativa, ou então, literatura inglesa. Minha dúvida é a seguinte: Passando o aborrecimento do estágio para conciliar tudo, o resto fica mais tranquilo. Eu só quero as técnicas. É triste, pois aqui neste país, não há um curso técnico de literatura para escrita em si, como acontece em outros países Só focam em cursinhos para o Enem. Além disso, a pessoa é obrigada à fazer um curso superior para isso. Agradeço a postagem. É vejo que vou ter muito trabalho para conseguir minha alma de volta do diabo. Nem os Irmãos Winchesters sofreram tanto.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do artigo! Demorei pra perceber que queria fazer letras, e no início tava pensando em fazer literatura; mas esse mês vi as grades e optei por letras-inglês. Além de gostar de ler também gosto muito de filusória, história e especialmente de estudar as diferentes línguas, observar etmologias, etc. Como também me interesso por comunicação e gosto de ensinar, acho que a licenciatura vai cair como uma luva!

    Já estou preparando o psicológico pros estágios mortais rs. Obrigado pelo artigo, sucesso na carreira pra você!

    ResponderExcluir
  25. Esse post faz todo sentido! Comecei a cursar letras (licenciatura em português) em 2016 por gostar de ler e te afinidade com a Língua Portuguesa, nunca quis ser professora, mas na faculdade nos disseram que a licenciatura era a melhor opção e por isso escolhi ao invés do bacharelado. Na metade do curso aumentaram mais um periodo e a faculdade passou a durar 5 anos. Fiz muitos estágios e até trabalhei dando aulas, mas vi que não era pra mim e decidi investir em uma língua estrangeira buscando mais possibilidades. Mudei minha habilitação de simples para dupla e agora também estudo francês, todavia, o sistema de matrícula trava minha grade e para continuar nessa modalidade demoraria mais de 6 anos pra concluir a faculdade. Hoje penso em voltar pra minha licenciatura inicial e terminar o que falta do curso (1 ano e meio) assim que possível. Decidi que não quero dar aulas e por fim a faculdade foi interessante para eu aprender outros idiomas e mais sobre minha língua materna, contudo, profissionalmente foi uma decepção, muito trabalho por um salário que não é justo, sem falar das dificuldades com alunos, pais e pedagogos dentro das escolas nas quais trabalhei.

    ResponderExcluir
  26. Eu estou no segundo período de Direito e agora vou começar letras EAD, acredito que os dois cursos casam muito bem, tambem não tenho paixão pela docência mas,como minha mãe e Professora e meu irmão também conheço bem a área, acredito que vai me ajudar muito no currículo e se for necessário encaro a docência numa boa!

    ResponderExcluir
  27. Oiiii meu sonho é trabalhar em uma editora, quero muito cursa letras, amo ler e escrever, quantos anos você ficar cursando Letras??

    ResponderExcluir
  28. Eu me formei em letras. Que arrependimento. Honestamente, sempre pensei que fosse acabar entrando para o mercado editorial ou trabalhando com tradução. Percebi que odeio tradução mais que tudo nesse mundo e que o mercado editorial acabaria arruinando completamente o meu amor pelos livros. Amei a faculdade, mas, infelizmente, não vai manter o meu padrão de vida. É uma pena ter tido que fazer uma escolha tão importante aos 17 anos. Não se vive de paixão. Se vc gosta de ter dinheiro no bolso e de não ser explorado, procure outra coisa.

    ResponderExcluir
  29. Tô cursando Letras, mas a ideia mesmo e prestar concurso.venho me preparando para a PRF a ideia não é dar aula, pois não tem muito retorno.

    ResponderExcluir
  30. Se não for para ser professor não faça letras. Não tem emprego e o curso é desvalorizado por todos. Ainda mais se num ambiente tiver pessoas formadas em direito, administração, contabilidade......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falta emprego até pra professor

      Excluir
    2. Só se for nas particulares, pois em escola pública tem muito, porém pra ganhar pouco.

      Excluir
    3. mas a vagas das públicas depende da boa vontade do governador, ele pode priorzar os contratos de campanha eleitoral dele e enrolar pra chamar os concursados

      Excluir
  31. pra que fazer faculdade de letras sendo que eu já sei todas:
    ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
    ces é burro kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. Olá, meu nome é Raquel. Eu estava cursando Letras Licenciatura pela Universidade Estadual. Desisti por causa da literatura. Percebi que odeio literatura. Outra coisa que me fez desistir do curso foi estudar e ler livros do escritor Antônio Cândido, é todos outros escritores socialistas, comunistas , essa foi minha pior frustração . Eu como conservador ( a) de direita. Me sentia o tempo todo afrontada pelas leituras de escritores comunistas. Letras foi meu pior pesadelo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...