Título : A marca de uma Lágrima
Autor: Pedro Bandeira
Gênero: Romance, Infantojuvenil
Editora:  Editora Moderna
Ano: 2003
Páginas: 128
Avaliação:

Sinopse: "Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano."

        Olá pessoal! Confesso que sou uma grande fã dos livros do Pedro Bandeira, lia vários livros dele antigamente, mas nunca tinha lido esse A marca de uma lágrima, tive que ler na matéria de Literatura Infantil da faculdade e resolvi trazer uma resenha pra vocês.
O Livro A marca de uma Lágrima, do escritor Pedro Bandeira, narra a história da menina Isabel, uma garota com problemas de aparência que se sente feia e rejeitada. A menina têm em seu espelho um inimigo, pois é ele que mostra seus defeitos. Certo dia ela é convidada para a festa de aniversário de um primo que não via há muito tempo, Cristiano, por quem a garoto fica apaixonada. O primo acaba ficando interessado na amiga de Isabel, a menina Rosana. A menina, mesmo triste, acaba ajudando no relacionamento de Cristiano e Rosana, escrevendo cartas para eles.
 A história dá uma reviravolta quando Isabel vira testemunha do assassinato da diretora do colégio. Então, mesmo sofrendo com o amor não correspondido por Cristiano, Isabel tem que desvendar quem foi o culpado pela morte da diretora.
O tempo da narrativa é linear, mesmo não havendo nenhuma marcação cronológica, podemos notar que a história se passa de forma contínua, sem reviravoltas. O narrador da obra é onisciente, parece saber tudo o que se passa com os personagens, até mesmo seus pensamentos e lembranças.
Os temas principais desta história são amor não correspondido, ciúmes e amizade. O grande desfio de Isabel é se sacrificar por amor, pois mesmo amando Cristiano, ela aceita escrever cartas amorosas para ele e para sua amiga Rosana.
Não sei se porque agora tenho uma visão mais crítica dos livros que eu leio, ou se simplesmente ele não descreve um momento da minha vida, eu não consegui gostar do livro. Achei de uma melosidade sem tamanho. Queria até dar uns tapas na personagem Isabel por ser tão boba. Achei que o livro todo foi muita enrolação e a personagem não é madura o suficiente para encarar os conflitos da vida.

Se eu indicaria? Não sei... O livro tem suas qualidade, mas mesmo curtinho acho que deveria ser mais profundo. O autor tem outros livros melhores e, se vocês desejam conhecer o trabalho dele, indico o A droga da Obediência, esse vale mesmo a pena!

3 Comentários

  1. Meu Deus, eu AMO esse livro! Todo ano eu leio ele de tão fofo e tão bom!
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. eu também amo os livros de pedro bandeira apesar de só ter lido cinco deles (a marca de uma lagrima, o grande desafio,a droga da obediência, a droga do amor e pântano de sangue)eles são D+.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...