Fonte da imagem 
O conto “Um apólogo” escrito por Machado de Assis (grande escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, que além de contista foi cronista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta) narra um discussão entre uma linha e uma agulha.  A discussão entre a linha e a agulha nada mais é do que uma disputa de vaidades. Uma tentando mostrar sua superioridade perante a outra. 
Neste conto o autor está ironizando costumes humanos por meio de personagens inanimados (linha e agulha). Através da história destas personagens, Machado de Assis critica a sociedade com seus ciúmes e invejas.
O autor cria dois perfis de seres humanos neste conto: os que trabalham firme e que verdadeiramente “botam a mão na massa”, e os que não se sacrificam tanto mas recebem a fama pelo trabalho feito.
Este é um conto muito bem escrito, que serve para mostrar as falhas do caráter humano. Através da história da linha e da agulha podemos refletir sobre nossas próprias ações. Uma pergunta que focou no fim do conto é: “Sou linha ou agulha?” ou seja, “Será que estou fazendo o trabalho duro ou só me favorecendo pelo trabalho alheio?”  São esses questionamentos que fazem esse conto ser tão atual, apesar de ter sido escrito no século XIX.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ASSIS, MACHADO DE. Para Gostar de Ler - Volume 9 – Contos. Editora Ática: São Paulo, 1984. P. 59.

23 Comentários

  1. O Naruto pode ser um pouco duro às vezes, talvez você não saiba disso, mas o Naruto também cresceu sem pai. Na verdade ele nunca conheceu nenhum de seus pais, e nunca teve nenhum amigo em nossa aldeia. Mesmo assim eu nunca vi ele chorar, ficar zangado ou se dar por vencido, ele está sempre disposto a melhorar, ele quer ser respeitado, é o sonho dele e o Naruto daria a vida por isso sem hesitar. Meu palpite é que ele se cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito!

    ResponderExcluir
  2. Gente, os comentários mais aleatórios possíveis nesse post kkkk

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. N tá gostando problema seu vc sabe que tem atividades escolares com essas coisas e eu estou aq por conta disso como vou falar que uma pessoa estava fingindo ser alguém do anime Naruto e o outro chegou e mandou todo mundo se f***

      Excluir
  4. KKKKKKKKKKKKKK to morta com os coments

    ResponderExcluir
  5. Redação é a pior matéria existente na face da Terra, pq uns alienígenas não apagam a memória de todos os humanos e essa matéria morre? Se bem que eu quero morrer também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc morrer essa matéria tbm morre, pra vc no caso

      Excluir
  6. Opa, add discord

    Suehtam#5160

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...