O capítulo “Avaliação do processo ensino-aprendizagem” do livro Curso de didática geral, trata sobre os conceitos de avaliação da aprendizagem, e suas concepções pedagógicas.  Nele, o autor diz que o termo avaliar está muito ligado a termos como fazer prova, dar nota... porém o autor diz que “Dentro dessa visão, em que educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avalição assume dimensões ais abrangentes. Ela não se reduz apenas a atribuir notas.” (pág. 287)
O autor define, na página 288, alguns princípios básicos sobre o que é avaliar. São eles:
·        A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Faz parte de um sistema mais amplo, que é o processo ensino-aprendizagem, nele se integrando.
·        A avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos.
·        A avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos.
·        A avaliação é integral, pois considera o aluno como um ser total e integrado e não de forma compartimentada.

O estudioso aponta que existem diferenças entre testar, medir, e avaliar. Como ele mesmo afirma:
Esses três termos não são sinônimos, embora seus significados se justaponham. Na verdade, esses conceitos se complementam, pois têm amplitude diferente. Medir é um termo mais amplo que testar, pois os testes constituem uma das formas de medida. Avaliar é mais abrangente que os outros dois, pois inclui a utilização tanto de instrumentos quantitativos quanto de dados qualitativos.

         Sobre as funções da avaliação, Haidt aponta que avaliar o ensino-aprendizagem, serve para verificar o que o professor ensinou, e o que o aluno aprendeu. Os propósitos de avaliação citados por ele são: Conhecer os alunos; Identificar as dificuldades de aprendizagem; Determinar se os objetivos propostos para o processo ensino—aprendizagem foram ou não atingidos; Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem; e Promover os alunos.
         Quanto as técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem, o autor diz devem se utilizar formas e procedimentos variados de avaliação pois, quando mais dados o professor puder colher na avaliação, melhor para a aprendizagem do aluno.
         O autor salienta a importância de observar os alunos, dizendo que ela é uma das técnicas de que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seu avanço nas várias atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
         O estudioso diz que é necessário que o professor estimule o aluno a fazer a autoavaliação pois cria no aluno uma vontade maior de participar das aulas.
Quanto à prova oral, o autor diz ela é necessária para o ensino de línguas. Já a questão dissertativa proporciona ao aluno contato com suas ideias, a única desvantagem que o autor encontra em relação à prova dissertativa é o tempo gasto para corrigi-las.

Nas palavras de Haidt, testagem diz respeito ao um conjunto de tarefas apresentadas a todos os membros de um grupo, com procedimentos uniformes de aplicação e correção. 

REFERÊNCIAS

HAIDT, R.C.C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem In. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2002.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...