Fonte da imagem
Título : Por que Estudar Literatura?
Autor: Vincent Jouve 
Gênero: Ensaio, Crítica Literária, Teoria
Editora:  Editora Parábola
Ano: 2012
Páginas: 168

Sinopse: "É preciso ensinar literatura? A pergunta pode parecer brutal. Mesmo assim, merece ser feita. Diante de currículos de ensino sobrecarregados, é legítimo reservar tempo ao estudo de textos de natureza incerta e cuja função não está clara? Neste ensaio, Vincent Jouve demonstra o papel imprescindível dos estudos literários porque eles participam da consciência daquilo que somos e incidem sobre a formação do espírito crítico, motor de toda evolução cultural. A literatura tem um valor específico que confere legitimidade aos estudos literários, porque o confronto com as obras enriquece nossa existência ao abrir o campo dos possíveis. A literatura, pela liberdade que a funda, exprime conteúdos diversos, essenciais e secundários, evidentes e problemáticos, coerentes e contraditórios, que frequentemente antecipam os conhecimentos vindouros. Em cada época, textos estranhos e atípicos nos mostram (ou nos lembram) que o ser humano continua sendo um universo com vasta extensão a explorar. Esta obra se dirige aos pesquisadores em teoria literária, em teoria da arte, e, primeiramente, aos professores e estudantes de literatura interessados em pensar sua prática de ensino e de estudos, além de se dirigir a todos os amantes da literatura."

Olá pessoal!  Hoje temos resenha nova, mas como o livro é complexo, a resenha é apenas sobre um capítulo específico. Espero que ela sirva para discutirmos um pouco mais sobre literatura por aqui! 
O capítulo “A significação artística”, escrito pelo pesquisador Vincent Jouve presente em seu livro intitulado Por que estudar literatura?  trata sobre a maneira de considerar a arte que, no ponto de vista do autor, deve ser considerada pelo desenrolar da criação, ou seja, seu processo. Jouve pretende neste texto, esclarecer a maneira como o processo de criação de uma obra é importante para sua contribuição artística.
O texto se divide em três subcapítulos que se correlacionam. No primeiro, “A arte como prática”, o autor descreve duas características importantes do processo de criação, que é a finalidade da obra e o domínio não completo do artista sobre a obra. Em seguida em “A especificidade do sentido artístico” o pesquisador explica que devemos considerar a obra literária como sintoma e não como uma sinal, pois o autor não possui um controle completo sobre sua obra, desta forma, considerar uma obra literária como sinal, seria pressupor que o autor mantivesse um certo domínio sobre sua criação. Já em “A forma pelo menos: o pensamento inscrito” Jouve revela que não se deve desvincular a forma do conteúdo em uma obra literária, pois ela faz parte do sentido da obra, e a forma deve sempre ser levada em conta.
O autor destaca que, ao produzir um texto literário, o artista não tem consciência da proporção que sua escrita pode tomar, o escritor não tem o controle total de sua escrita, pois um texto pode ter seu sentido atualizado de acordo com contextos diversos nos quais a obra pode ser lida. 
Vincent Jouve deixa claro sua intenção de mostrar ao leitor que, para entender uma obra de arte, é necessário examinar a relação entre a forma que o autor escolheu para sua criação e a maneira como essa criação foi produzida. Nas palavras do pesquisador “todo texto possui uma dupla dimensão”, ou seja, em um texto literário forma não pode ser separada do conteúdo porque ela faz parte do sentido do texto.
Jouve escreve de uma maneira objetiva, na qual se pode compreender claramente suas ideias pois, para facilitar a compreensão de seu texto, ele se vale de exemplos de obras que são conhecidas pelo seu público leitor como, Madame Bovary, Anna Karenina, entre outras.
Este capítulo escrito por Jouve é indispensável para quem deseja aprender sobre a interpretação de uma obra literária e artística. A partir desta leitura, o estudante consegue ter uma base sobre qual é a participação que o autor da obra tem em seu processo de construção, e quais as dimensões que essa obra de arte pode adquirir depois de ser concluída. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA: 

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Trad. Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012. p.81 a 92.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...