Título : Só por hoje e para sempre – Diário do recomeço                
Autor: Renato Russo
Gênero: Biografia, Diário
Editora:  Companhia das Letras
Ano: 2015
Avaliação: 

Sinopse: “Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação..
Olá pessoal, quem aqui gosta de Legião Urbana?
Hoje vou falar um pouco de um livro que li recentemente e já entrou para minha lista de favoritos. Confesso que não costumo ler biografias, mas essa não tinha como não ler pois foi escrita por um dos cantores que eu mais admiro: Renato Russo.
Se vocês não sabem, Renato Russo foi um cantor e compositor brasileiro, conhecido por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Renato morreu em 1996.
Admiro muito as músicas da Legião Urbana. A maioria delas foram escritas pelo Renato e são maravilhosas, não só por fazer com que as pessoas se identifiquem, mas também por serem escritas de forma inteligente e muito sensível. Outro artista igual ao Renato será difícil de vermos aqui no Brasil. 
Na verdade, faz bem pouco tempo que eu comecei a admirar o Renato, antes eu nem conhecia direito. Foi só na faculdade com um professor que era muito fã dele que eu comecei procurar um pouco sobre a histórias e as músicas compostas pela Legião Urbana. Faroeste Caboclo é uma das minhas favoritas, mas confesso que A via Láctea é uma das que mais tocam meu coração.
Terminei de ler o livro hoje e já me encantei mais ainda pela pessoa sensível e extremamente inteligente que o Renato parecia ser. Amei esse livro porque me senti íntima do Renato. Ler o diário dele fez com que eu me sentisse próxima dele, um ídolo que eu nunca teria a oportunidade de conhecer, já que ele morreu dois anos depois de eu ter nascido.
         O livro – diário – foi escrito pelo Renato em uma clínica de recuperação e conta todo o processo passado pelo cantor durante seu período de estadia na clínica. Ele relembra fatos do passado, fala sobre amor, a carreira, amigos e principalmente sobre os seus sentimentos. Todos os detalhes desta edição estão espetaculares, desde a capa até as folhas do livro, que contém algumas partes digitalizadas das folhas escritas pelo próprio Renato. Vale muito a pena adquirir o livro.
         Renato Russo foi um cara tímido que conseguiu ser ouvido e admirado por milhares de pessoas. Quanto mais eu leio sobre ele, mais admirada eu fico. Ele é realmente um gênio. Queria do fundo do coração poder ter tido a oportunidade de conhece-lo. Deixo aqui com vocês um trecho da música que ele compôs logo após sair desta clínica. A letra é maravilhosa e, se vocês quiserem, podem ouvi-la na integra no vídeo que deixarei no final do post.  

"Só por hoje eu não quero mais chorar. Só por hoje eu não vou me destruir. Posso até ficar triste se eu quiser. É só por hoje, ao menos isso eu aprendi." Só por hoje - Renato Russo 

Se você não conhece Legião Urbana, por favor, procure conhecer! Mas mesmo se você não conhece, não perca a oportunidade de ler esse diário maravilhoso. Simplesmente leia. Tenho certeza que o Renato vai te encantar. 

                          

8 Comentários

  1. Oi Julia!
    Não sou fã do Legião Urbana, nem do Renato Russo, mas me interessei por este livro por amar biografias! Esta deve ser muito sensível e emocionante. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani! É sim, fique muito mais fã do Renato depois desse livro. Vale muito a pena conferir!

      Beijos =]

      Excluir
  2. Oi, Julia!
    Sou fã do Legião Urbana e estava esperado alguma resenha sobre esse livro.
    Bom saber que você gostou... coloquei na minha lista de desejos :)

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Tati!! Pra quem é fã o livro é simplesmente fantástico, nós faz adorar ainda mais o Renato, tanto como artista quanto pessoa!

      beijos =D

      Excluir
  3. Essa música, Só por Hoje, é maravilhosa. Também sou muito fã do Legião, Renato foi um gênio mesmo. Uma pena as brigas que acontecem na justiça pelo direitos autorais das produções do Renato...

    Adorei a resenha, tenho livro, só falta coragem mesmo pra começar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ela! Verdade, uma pena mesmo... Mas leia mesmo, você não se arrependerá =D

      Excluir
  4. Amo o Legião Urbana, amo as músicas épicas do Renato Russo e essa resenha é encantadora hahha <3 Beijos ;*



    http://resenhandocomgab.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li uns dois livros sobre a vida do Renato e assistir ao filme tb. Achei que sempre fica algo que não se conta. Nesse livro que você resenhou, dei uma olhada na bienal, mas não encontrei um preço convidativo. Mas agora vou dar uma procurada na net novamente, porque quero muito ler, pois parece realmente ótimo. Uma vida cheia de poesias!
    Seguindo seu blog! Está cheio de coisas maravilhosas.

    http://atraentemente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...