Título : O Leitor do trem das 6h27
Autor: Jean-Paul Didierlaurent
Gênero: Romance
Editora:  Editora Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 176
Avaliação:
 Sinopse: “Um romance sensível sobre o poder dos livros e da literatura. Operário discreto de uma usina que destrói encalhe de livros, Guylain Vignolles é um solteiro na casa dos trinta anos que leva uma vida monótona e solitária. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera. A cada trajeto até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador na véspera. Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida. Com delicadeza e comicidade, Didierlaurent revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que os personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia cotidiana.
Olá pessoal!
Ultimamente estou lendo muitos livros do mesmo gênero, por isso resolvi dar uma variada e procurar livros diferentes para ler. Quando li a sinopse de O leitor do três das 6h27 resolvi que começaria minha busca por novos gêneros favoritos por ele, o que acabou se revelando um grande erro.
Já aviso que esta sinopse aí de cima engana bastante. Mesmo falando sobre livros e o poder das palavras, não vi muita coisa sobre literatura na história. Para mim, o personagem, mesmo lendo algumas páginas soltas que ele resgata da máquina trituradora de livros, e usando esses momentos de leitura no trem como uma válvula de escape para a amenizar tortura que é a chegada ao seu trabalho, não tem uma ligação verdadeira com o que lê.
A história começa bem parada, creio que isso foi um artifício do autor para fazer com que o leitor se acostume com a rotina do personagem, já que a premissa do livro é mostrar a vida cotidiana do Guylain. Foi um sacrifício conseguir sair dos primeiros capítulos desse livro, e olhe que eles são curtos. Ao meu ver, algumas descrições seriam desnecessárias.
Outra coisa que me incomodou bastante nesta leitura foi o autor não conseguir ligar as histórias que ocorrem paralelas à vida do personagem principal. Várias vezes fiquei me perguntando o que certo personagem fazia ali e o porquê do autor ter citado sua história... Pensei que no final do livro haveria uma explicação mas ela não veio.
O livro começa ganhar ritmo logo depois da metade, quando o Guylain encontra um pen drive misterioso no trem. Isso muda completamente a história, me fez achar até que estava lendo outro livro. De repente, o cara que odiava seu trabalho e levava uma vida pacata, ganha um sentido na vida ao sair em busca da pessoa que escreveu seu diário pessoal em um pen drive...
A história toda é muito desconexa. Às vezes me pareceu que eu estava lendo um livro de contos. O final é bem bonitinho, mas não salva o livro. Me pareceu que o autor queria dizer uma coisa, mas acabou mudando de ideia e escreveu outra. A pesar de ser um livro curtinho, terminar a leitura foi um sofrimento e eu demorei mais tempo pra acabar do que eu imaginava. Não recomendaria a leitura para ninguém que me pedisse a opinião.



23 Comentários

  1. Que pena, pela sinopse parecia um livro muito legal. Gosto bastante de livros que falam sobre literatura e o poder dos livros, mas pelo visto a história não é bem assim, né?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Amei sua resenha! Que pena que não tenha gostado do livro tanto assim :(
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Julia! Tudo bem? O livro tem uma premissa até legal, mas não sei se o leria. Adorei a sua resenha e a sinceridade que colocou nela! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Julia!
    Desde que esse livro foi lançado, ele não me chama atenção. Depois da sua resenha, então, acho que vou passar...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    É uma pena o livro ser tão parado :|
    confesso que a sinopse não me conquistou.
    Bjs
    Bjs Feliz Pascoa ♥
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha, pena que nao gostou tanto assim, estava pensando em ler esse, mas agora vou pensar mais um tempo ahahaha.
    Também tenho um blog e ele é novo, então se poder me puder me ajudar também e ir lá dar uma olhadinha, ficarei muito grata e feliz!
    Beijo. sonaorepareabagunca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É triste ser enganado pela capa ou sinopse. Eu também achava que este livro seria bom, a capa é atraente, enigmática. Definitivamente, histórias paradas e que não deslancham é triste. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Acho que esse é aquele tipo de livro que só lendo para saber se vc vai gostar ou não. Dependendo do ponto de vista, pode ser encantador. Dependendo, pode ser totalmente enfadonho. Pelo jeito vc ficou no segundo grupo. Que pena. Eu li e reconheço algumas qualidades. Acho que a história tem sua beleza. Mas também não morri de amores pela leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o livro não te agradou. É muito frustante quando você começa achando que o autor vai dizer algo significativo mas acaba não transmitindo nada.

    Seguindo. Fiz o primeiro post no meu blog, se puder dar uma olhada...
    Abraços.
    http://vicsuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, só passando pra avisar que mudei o nome do blog, agora sou http://aressacaliteraria.blogspot.com.br/ ;)

      Excluir
  10. Olá.

    Sua sinceridade com certeza foi estupenda ao fazer esta resenha.
    Eu tinha me interessado pela premissa e como não sou muito fã deste gênero, precisarei ser critica caso o leia.

    Beijos
    http://nossomundorose.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Ah meu Deus, que tristeza.
    Muito bom você postar com toda sinceridade como foi sua leitura.
    Eu até ganhei marcadores desse livro mas acho que não vou ler haha


    Bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Confesso que não daria pela capa, e depois dessa sua resenha n sei se teria vontade de ler kkkk
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que pena que a estória não fluiu, viu.
    Quando eu vi o título fiquei logo animada, pois nunca li nada que envolvesse leitores assíduos. A sinopse também me deixou animada, mas acredito em cada uma das suas palavras na resenha, senti verdade e emoção nelas!
    E adorei a resenha por isso!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? É uma pena que não tenha gostado da leitura... Quando li a sinopse do livro pela primeira vez, fiquei bem curiosa para lê-lo. Talvez eu leia mesmo assim, pois como dizem, cada um tem seu gosto, né?! Vá que eu goste, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Confesso que tinha muita curiosidade para ler o livro mas, apenas de ler sua resenha, consegui notar que a história é bastante desconexas. Infelizmente, não sei te dizer se ainda quero ler. O bem da realidade, é que acho que não.
    A ideia de um livro começar lento para o leitor se adaptar é bacana, mas, então, toda a história mudar? Hmm, me incomodou.
    Gostei muito da sua sinceridade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Justamente por conta desses primeiros capítulos, acho que eu não engataria na leitura nunca :( parece que de rotina já basta a nossa né hahah mas gostei de saber que lá pela metade o ritmo aumenta, quem sabe dê uma chance! Ótima resenha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Queda dos Anjos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  17. Oi Júlia ! Gostei muito da sua resenha ! É uma pena que não tenha gostado mas por outro lado é bom que fica a dica pra seus leitores não se arriscarem a ler esse livro. rsrs'
    Beijos <3
    https://ideias-alternativas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oláá!
    Socorro, então é provável que eu correria desse livro kkkkk
    Acho horrível quando a leitura é assim. Amei sua resenha!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Puts, eu já imaginei que suas considerações seriam negativas lá no resumo do post quando deu 3 estrelas!
    Coisa chata, né? Eu fico péssima quando passo por isso!
    Boa sorte nas próximas leituras!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  20. Olá! Que pena que você não gostou muito do livro =/ Eu leria só por causa do titulo que me chamou a atenção, eu não consigo ler livros que a historia seja parada mesmo que seja fininho. Com sua resenha eu pude ter noção mais ou menos como é o enredo, mas pelo o que você disse perdi a vontade. Mas quem sabe um dia né?
    Beijos
    leitoraemsagas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, parece interessante o livro, pelo titulo não chamou atenção, mas com o resumo sim...Gostaria de convidar você para vim fazer parte da nossa plataforma de bloggers..Vou deixar o link dá uma olhada la..bjuss
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...