O texto " O grande erro das cotas" de Júlia Carvalho, publicado pela revista Veja, aborda sobre uma lei de cotas que, se aprovada, vai garantir vagas nas universidades federais para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
 O objetivo da autora é mostrar que essa lei não é uma boa ideia, pois põe em risco a produção de conhecimento no país e acaba com o mérito individual do aluno. O texto está dividido em sete parágrafos, onde a autora faz seus apontamentos mostrando sua visão contrária à lei de cotas.
Uma das ideias que Júlia defende em seu texto, é a de que os alunos devem entrar para o ensino superior por mérito próprio, e este é um tema que também foi abordado pela escritora Lya Luft que concorda com a visão de Júlia. Lya comenta que " [...] as cotas roubam a dignidade daqueles que deveriam ter acesso ao ensino superior por mérito, porque o governo lhes tivesse dado uma ótima escola pública e bolsas excelentes [...]" (LUFT, Lya.2012). As autoras concordam ainda que a lei de cotas não deveria ser dada por raça ou cor.
O texto de Júlia Carvalho mostra a realidade alarmante do ensino público básico no país, onde autoridades displicentes colocam todo o peso da correção dessas deficiências no ensino, em cima das universidades demonstrando a visão de que para eles, tanto as universidades quanto o conhecimento não têm importância.

É um texto coerente, onde a autora consegue mostrar claramente sua opinião sobre um tema tão importante como a lei de cotas. Buscando formar a opinião dos leitores e colocar a questão das cotas em debate, o texto realmente merece ser lido e discutido. 

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...