A entrevista publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, feita pela jornalista Juliana Sayuri com o filósofo e economista Eduardo Giannetti, trata sobre o consumo compulsivo e, de vez em quando desnecessário dos brasileiros. Nesta entrevista Giannetti explica o que são bens posicionais (produtos geralmente caros e atrativos apenas, porque poucas pessoas podem possuí-los), e diz que grande parte da população está disposta a pagar preços altíssimos por estes bens, somente para manter um aparente sinal de riqueza que os diferencei dos demais.
Para ele, a nova classe média do país está passando por um deslumbramento no consumo, no qual estão gastando muito mais do que podem pagar, gerando altos níveis de inadimplência. Desta forma, para conseguir saldar suas dívidas algumas pessoas estão procurando por trabalhos temporários, é o que mostra a matéria de Márcia De Chiara também publicada pelo O Estado de São Paulo, a pesquisa apresenta dados que comprovam que quase um quarto dos trabalhadores endividados busca empregos temporários para saldar suas dívidas, ou seja, isto comprova que o nível de comprometimento da renda familiar dos brasileiros com dívidas é grande, e apenas um emprego não é suficiente para liquidá-las.
Estas matérias nos levam a refletir sobre o consumo desenfreado, um tema atual, e que pode afetar qualquer um de nós, pois, hoje em dia há muitas facilidades no crédito, o que impulsiona a comprar cada vez mais e adquirir também muitas dívidas. O que falta para muitos brasileiros é um conhecimento maior sobre aquilo que é consumido, porque nem sempre o que é mais caro é melhor. A meu ver, estes artigos reforçam a idéia de que atualmente, as mercadorias estão valendo mais que os seres humanos.  


REFERENCIAS: 

SAYURI, Juliana. Nem sei se posso, mas quero. O Estado de São Paulo, São Paulo,19 ago. 2012. Aliás, p.1.
CHIARA, Márcia De. Trabalhadores vão atrás  de  empregos temporários para saldar dívidas. O Estado de São Paulo, 05 nov. 2012. Caderno Economia, p. B3.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...