O texto "Buscando excelência" de Lya Luft, publicado pela revista Veja, mostra a visão que a escritora tem sobre a lei de cotas. O objetivo de Lya é mostrar que essa lei poderá prejudicar a excelência do ensino superior no país. O texto se divide em seis parágrafos.
No primeiro e no segundo parágrafo a autora a sua opinião sobre o que é excelência. No terceiro parágrafo ela discorre sobre a péssima qualidade da educação básica no país, dizendo que estamos carentes de excelência e que os alunos estão tendo uma educação de "brincadeirinha".
No quarto parágrafo a autora fala que os alunos devem entrar na universidade por mérito próprio e não por um empurrão das cotas. É nesse ponto do texto que a autora partilha uma opinião semelhante a da escritora Júlia Carvalho que também já escreveu textos em oposição à lei de cotas. Júlia diz que " A lei de cotas, (...) põe em risco a produção de conhecimento no país e atropela a meritocracia." (CARVALHO, Júlia. O grande erro das cotas. Veja, São Paulo, pag.71, ago.2012).
As autoras concordam ainda que as cotas são discriminatórias pois não deviam ser dadas por raça ou cor. Nos dois últimos parágrafos Lya Luft apresenta seus apontamentos finais e conclui seu texto dizendo que o Brasil está passando por um momento fundamental onde aqueles que prejudicaram o país estão sendo punidos (referindo- se ao julgamento do mensalão) e por esta razão, esta está sendo um momento de excelência que renova a esperança no país.

Este texto muito bem escrito, nos convence com bons argumentos que as cotas são uma péssima ideia para o Brasil pois tiram o mérito daqueles que deviam entrar na universidade por esforço próprio.

Um Comentário

  1. mas como os alunos vao entrar por merito proprio se o ensino em escolas publicas é horrivel e negros sao totalmente desfavorecidos na nossa sociedade????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...