Título: Claros Sinais de Loucura
Título Original: Sure Signs of Crazy 
Autora: Karen Harrington
Gênero: Romance 
Editora:  Editora Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 256
Avaliação:
Sinopse: "Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro."


Olá pessoal! Hoje eu vim falar de um livro muito fofo que eu li recentemente. Confesso que não esperava muito da leitura quando iniciei esse livro, até já tinha tentado ler ele antes e parado no primeiro capítulo uma vez. Eu já tive uns momentos de compradora compulsiva de livros, e acho que tinha esse livro na minha estante só porque gostei do título quando fui comprar.
Claro Sinais de Loucura conta a história de Sarah, uma menina sensível, que vive com o pai. A mãe da garota foi condenada a viver em um sanatório depois de afogar seus filhos, causando a morte de um deles, o irmão gêmeo de Sarah. Para fugir do assédio da mídia sobre o caso da mãe, a menina e o pai mudam constantemente de cidade. Agora com 12 anos, Sarah vive um momento de grandes conflitos, tanto as questões normais de uma adolescente, quanto as dúvidas sobre ter herdado o gene da loucura de sua mãe.
O que me fez abandonar o livro da primeira vez foi um pouco pela minha falta de tempo, mas também por achar que seria uma história clichê de adolescente, eu nem tinha lido a sinopse antes. Foi por acaso que eu peguei o livro pra ler outra vez, ele meio que caiu nas minhas mãos quando eu estava mexendo na minha estante.
Nesta segunda leitura, a história me prendeu desde o início. A personagem principal, Sarah, é uma garota encantadora e sensível que me cativou já nos primeiros capítulos. Dona de dois diários, a menina possui uma personalidade cativante que compartilha com poucas pessoas. 
Se você tivesse que escrever uma carta para seu personagem favorito nos livros, qual personagem seria? Eu ainda não consegui decidir pra qual personagem eu iria escrever. A Sarah escreve para o Atticus Finch, cartas maravilhosas que me emocionaram bastante.  Atticus é um personagem do livro favorito da Sarah, O sol é para todos, escrito pela Harper Lee, e a menina cita ele com tanta paixão que fiquei super curiosa por conhecer a história também.
A autora conseguiu escrever um romance sensível e divertido que nos encanta a cada página.  Por ser um livro escrito em primeira pessoa, e conter cartas que a menina escreve para o Atticus, me senti íntima da Sarah e, mesmo ela estando com apenas 12 anos, me identifiquei muito com a personagem. A evolução da garota durante o livro é enorme.  
Aprendi um monte de coisas com esse livro. Uma delas foi que não devemos subestimar uma história antes de conhece-la melhor. O livro pode até ser voltado para o público adolescente, mas é interessante para todas as idades. Vale a pena ler essa história e conhecer essa garota incrível chamada Sarah Nelson, a cada página crescemos um pouquinho com ela.

"Sarah Nelson, você é formidável de maneiras que ainda não compreende."

O livro é realmente encantador. Já leu? Comente e me conta sua opinião! Não leu? Comente também, vou adorar saber o que você achou da resenha ;)


24 Comentários

  1. O livro parece ser bem legal, gostosinho de se ler. Vou comprar!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    nossa parece ser um livro maravilhoso :O
    Não tenho problema nenhum em ler livros mais juvenis então com certeza está na minha lista.
    Adorei o seu blog *-* Estou seguindo.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Puxa,uma vez eu ia comprando esse livro,mas acabei desistindo,mas lendo sua resenha estou pensando em mudar de idéia novamente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Depois que você ler me diz o que achou :)

      Excluir
  4. Olá!
    Ainda não tive a chance de ler esse livro, mas me parece interessante.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Sempre esbarro em uma resenha desse livro por aí rsrs... E é aí que mais me dá vontade de ler :)
    A história parece ser muito bacana e parece ideal para intercalar com leituras mais densas.
    Botei nos desejados!

    Adorei seu blog e estou seguindo...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é ótima pra isso mesmo! Espero que você goste tanto quanto eu ^^

      Excluir
  6. Olá, flor!!!
    Não conhecia esse livro, acredita?
    Adorei a resenha e fiquei curiosa!
    Amo o gênero!
    Parabéns!

    Adorei seu blog ;)
    Primeira vez aqui *.*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! O livro é encantador, procure ler quando puder, acho que você irá gostar bastante ;)

      Excluir
  7. Oi, Julia! Tudo bem? Esse livro me deixa bem controverso. Algumas pessoas me falam que o odiaram e outras que o amaram, daí por causa disso fico na dúvida, sabe? Mas sua resenha conseguiu me animar bastante. Talvez eu dê uma chance a ele e o leia em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é bom arriscar, né? Leia sim Tony! Talvez o livro te surpreenda ♥

      Excluir
  8. Por ela ter dúvidas sobre ter herdado os genes da loucura da mãe, imaginei que fosse uma história mais pesada, mas pela sua resenha parece que a autora conseguiu tratar o trauma da menina e sua superação de forma mais leve né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um história. Por ser voltada para o público infantojuvenil a autora aborda o assunto de uma forma mas leve, mas mesmo assim tem alguns momentos de tensão no livro.

      Excluir
  9. Oi Julia,
    Só por contar com referência a O Sol é Para Todos, já tinha vontade de ler Claros Sinais de Loucura.
    Pela sua resenha, achei que a estória parece ser bem promissora e envolvente. Com certeza irei dar uma chance.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca pra ler O sol é para todos! Se você gosta do livro, tenho certeza que amará este também, existem um monte de referencias sobre essa obra na história!

      Excluir
  10. Oi, Julia!
    Eu quero muito ler esse livro, mas ainda não tive tempo. Se eu escrevesse carta pros meus personagens favoritos...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei pensando nisso também Luiza, se eu escreve cartas para meus personagens favoritos acho que nunca pararia de escrever! rsrs

      Excluir
  11. Menina pense numa pessoa que quer ler esse livro desde o ano passado kkk
    O tempo que não deixa nem aquela vaga procrastinação kkk
    Lerei assim que possível, agora vai

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  12. Olá!! quando eu entrei aqui e vi a resenha eu fiquei tipo '' ELA RESENHOU ESSE LIVROOO'' porque eu acho ele muito fofo! ainda não li, mas eu quero muito, até coloquei ele no carrinho do submarino mês passado mas acabei não comprando, você escreve super bem! eu espero que a leitura pra mim seja tão boa quanto foi pra você. E pelo fato da Sarah escrever cartas, me lembrou a Laurel de '' Cartas de amor aos mortos'', ela também escreve cartas, você ja leu?( Se ainda não, aqui vai uma dica de leitura kkk)
    Beijos!!
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Quando comecei a leitura da sua resenha, comecei pela sinopse. Bom que continuei, pois só por ela eu jamais leria esse livro. Mas sua resenha me deixou curiosa. Legal que da segunda vez a leitura fluiu. Alguns livros precisam do momento certo para serem lidos.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 15 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  14. A resenha me deixou realmente com vontade de ler, espero que logo tenha tempo e condição de lê-lo, o título sempre me interessou quando via para vender. Muito boa a resenha. Beijos! http://sonaorepareabagunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...